A Terapia Nutricional (TN) consiste em um conjunto de procedimentos terapêuticos para manutenção ou recuperação do estado nutricional do paciente por meio da Nutrição Parenteral e ou Enteral.

 

A instituição da TN tem diversos objetivos, como:

  • Manter ou recuperar o estado nutricional;
  • Reverter o quadro de desnutrição ou corrigir o peso magro ou condições de excesso de peso e obesidade;
  • Oferecer condições favoráveis para o estabelecimento do plano terapêutico;
  • Oferecer energia, fluidos e nutrientes em quantidades adequadas para manter as funções vitais e a homeostase;
  • Recuperar a atividade do sistema imune;
  • Reduzir os riscos da hiperalimentação;
  • Garantir as ofertas proteica e energética adequadas para minimizar o catabolismo proteico e a perda nitrogenada.

 

A TN, como um componente do tratamento médico, inclui a nutrição oral, enteral e parenteral.

 

TERAPIA NUTRICIONAL ORAL (TNO)

A TNO consiste na administração de nutrientes por meio de suplementos nutricionais VO. O nutricionista é o responsável por fazer a avaliação e diagnóstico do estado nutricional, determinando o risco nutricional e quantificando a ingestão VO para comparar ao que é recomendado. Identificada a necessidade de uma TN, a melhor via de alimentação é a oral, devendo ser sempre que possível preservada.

 

TERAPIA NUTRICIONAL ENTERAL (TNE)

A TNE consiste na administração de nutrientes pelo trato gastrointestinal, através de um tubo, sondas ou ostomias, localizadas no tubo digestivo. É empregada quando o paciente não pode ou não deve se alimentar por via oral (via oral contraindicada) ou quando a ingestão oral é insuficiente.  Para que ocorra a indicação da Terapia Nutricional Enteral (TNE) é necessário que o trato digestivo esteja total ou parcialmente funcionante e de modo geral, utilizá-la por pelo menos 5 a 7 dias.

 

TERAPIA NUTRICIONAL PARENTERAL

A terapia nutricional parenteral refere-se à oferta de nutrição por via parenteral (venosa), central ou periférica, realizada quando o trato gastrointestinal está indisponível ou quando a necessidade nutricional não pode ser atendida de forma completa pelo trato gastrointestinal (via oral/enteral).